Clientes reclamando? Agradeça.

Segundo Philip Kotler, “uma instituição pode perder até 80% dos seus clientes muito insatisfeitos; 40% dos insatisfeitos; 20% dos indiferentes; e talvez 10% dos satisfeitos, mas, quanto aos clientes muito satisfeitos, apenas 2%.”

Clientes muito insatisfeitos não reclamam, vão embora

E se você é daqueles que reclama porque o seu cliente reclama, preste atenção neste número: 95% dos clientes muito insatisfeitos (citados acima) não reclamam, simplesmente mudam de fornecedor, loja ou empresa. Em resumo, se o seu cliente reclama é porque ele se preocupa em continuar seu cliente.

Portanto, da próxima vez que o seu cliente vier lhe fazer uma reclamação, ouça-o com a máxima boa vontade e espírito de aprendizado, pois reclamações nada mais são do que o seu cliente lhe dando informações sobre o que ele espera de sua empresa e do que precisa ser mudado.

Ouvir o cliente é fundamental

O ideal é que você crie canais para facilitar esse feedback dos clientes. Dependendo do tamanho de seu negócio, pode ser um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ou até mesmo uma “caixa de sugestões ou reclamações” (o que facilitaria os mais tímidos em reclamar de “viva voz”). Porém, o bom mesmo é que seu cliente se sinta tão à vontade em seu estabelecimento que naturalmente tenha essa liberdade de expressar suas observações ou reclamações.

Se gostou desse artigo e acha que seria interessante para um amigo, compartilhe!

Um grande abraço e bons negócios!

OBS.: Assista o vídeo deste artigo:

AUTOR:

LUIS PIMENTA

Jornalista, Radialista, Escritor e Palestrante

Siga nossas Redes Sociais:

YOUTUBE – http://youtube.com/blogdopimentarj

INSTAGRAM – http://instagram.com/pimenta.jornalista

FACEBOOK – http://facebook.com/pimenta.jornalista

TWITTER – http://twitter.com/blogdopimentarj

LINKEDIN – https://www.linkedin.com/in/luispimentarj/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *