5 Dicas para manter sua segurança nas Redes Sociais

As Redes Sociais oferecem um ambiente seguro! Se você pensa assim, pode estar correndo um sério risco de ter seus perfis “rackeados”. Para lhe ajudar a manter um ambiente agradável e sem ameaças, vou listar 5 dicas para aumentar sua segurança nas Redes Sociais.

Dicas para ter mais segurança nas Redes Sociais

1 – Reveja as Configurações de Privacidade  de seus perfis

De todas as redes, o Facebook (por ser a mais popular e com maior número de usuários), talvez seja a que você mais corre riscos. Porém, é também a que oferece uma série de procedimentos  configuráveis de segurança. Veja a seguir o caminho para ajustar os seus níveis de privacidade:

Acesse: Configurações > Privacidade > Configurações e ferramentas  de privacidade

Aqui é possível limitar o público que terá contato com suas informações e conteúdo postado. Você pode definir se eles serão públicos ou não, visto somente por amigos ou por todos. E mais: quem pode lhe enviar solicitações de amizade; quem pode ver sua lista de amigos e quem pode procurar você através do endereço de e-mail usado em seu login, além de definir se os mecanismos de buscas podem indexar ou não seu conteúdo.

2 – Cuidado com Aplicativos que pedem acesso a dados

Muitas pessoas baixam aplicativos das lojas de Apps e, sem qualquer cuidado, os instalam sem ler as telas que vão surgindo durante a instalação, mas que podem interferir na segurança principalmente de seus celulares.

Muitos aplicativos pedem a autorização para ter acesso à sua galeria de fotos, sua agenda de contatos e sua câmera. Cuidado ao conceder tais permissões!  Veja se os aplicativos são realmente confiáveis, qual a avaliação deles na loja de App, o que outros usuários dizem a respeito e, principalmente, se realmente é necessária para o seu funcionamento a permissão que estão pedindo.

3 – Não comente sobre dados pessoais nas Redes Sociais

Mesmo que você esteja conversando entre amigos, principalmente nas partes dos comentários, jamais coloque seu endereço, telefone ou e-mail publicamente na conversa. Caso seja necessário, use o privado para passar tais informações. Evite, também, falar de seus hábitos cotidianos (rotinas), postar fotos de intimidades, principalmente da residência ou de familiares. E, muito importante, procure não ostentar bens ou patrimônios.

 4 – Cuidado com suas senhas

Em se tratando de segurança nas Redes Sociais, o cuidado com as senhas são fundamentais. Procure usar senhas fortes, com a combinação de caracteres minúsculos e maiúsculos (letras) e números (que não sejam datas de nascimento, número de telefone e etc). Não use a mesma senha para todos os seus logins e tenha o cuidado de estar trocando sempre.

5 – Não faça login em aplicativos ou sites com sua conta do Facebook

É muito comum aplicativos ou inscrições em sites pedir que você preencha um cadastro ou então faça login com sua conta do Facebook. Por mais trabalhoso que seja e por mais ansioso que esteja para usufruir daquele conteúdo, gaste um pouquinho mais de tempo, mas faça seu cadastro normalmente. Lembre-se, ao fazer login em um ambiente que não seja o próprio de sua Rede Social, você pode estar permitindo que estranhos tenham acesso a todos os dados do seu perfil e isso, decididamente, não é seguro.

E então, gostou das dicas? Que tal compartilhá-las com aquele amigo desatento e que precisa estar mais seguro nas Redes Sociais?

LUIS PIMENTA

(Jornalista e Radialista – Apresentador do Programa Super Mídias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *