Gestão de tarefas – 8 dicas para ser mais eficiente

Ter um empreendimento de sucesso é algo que depende de muitos fatores,  um deles, sem dúvida nenhuma, é a organização pessoal do empreendedor. Muitos iniciam seus projetos com foco somente nos aspectos financeiros e materiais, esquecendo-se, no entanto, de se preparar para ser o gestor das tarefas e atividades que precisará executar. Por essa razão, listamos oito dicas básicas de gestão de tarefas, porém de extrema importância para não se perder no caminho.

Como se organizar (gestão de tarefas) para ser um empreendedor de sucesso

1 – SE ORGANIZE

Uma boa gestão de tarefas começa pela organização. Mantenha o seu ambiente de trabalho sempre organizado. Liste as tarefas mais urgentes. Tenha por hábito anotar no dia anterior o que deve ser feito no dia seguinte. Se possível, faça uma programação semanal.

2 -SAIBA COMO SEU TEMPO ESTÁ SENDO GASTO

Outro ponto fundamental na gestão de tarefas é o controle do tempo. Procure anotar o tempo que gasta na execução de cada tarefa. O ideal é prestar atenção no tempo perdido com tarefas irrelevantes. E cuidado com o desperdício de tempo no celular e na internet.

3 – USE AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR

Hoje as redes sociais oferecem uma ótima oportunidade para empreendedores divulgarem seus negócios, principalmente através do Marketing Digital. Portanto, otimize seus acessos, procurando discipliná-los e usá-los para promover seu empreendimento. Fuja da tentação de “dar uma olhadinha rápida” enquanto executa uma tarefa.

4 – REVISE SUAS TAREFAS

O ideal é que semanalmente você faça uma revisão de suas metas, o que cumpriu e o que deixou de fazer. Identifique porque falhou e o que pode fazer para melhorar a produção de seu trabalho.

5 – EXECUTE UMA ATIVIDADE POR VEZ

Na ansiedade de produzir e realizar mais, fuja da tentação de querer fazer “mil coisas” ao mesmo tempo. Muito pelo contrário, execute uma tarefa por vez. Defina o que tem prioridade e foque em sua realização.

6 – TENHA UM TEMPO PARA DESCANSAR

Ser uma pessoa produtiva não é trabalhar “dia e noite”. Procure descansar seu corpo e distrair a mente. Reserve uma dia para seu lazer, leitura, passeio ou conversa com familiares e amigos.

7 – APRENDA A DIZER NÃO

Diante de oportunidades ou demandas de trabalho, faça somente aquilo que tenha a certeza que poderá cumprir e, de fato, seja importante.

8 – ACEITE OS ERROS E APRENDA COM ELES

Erros e tentativas são comuns em todo empreendimento. Não perca tempo se lamentando ou se culpando. Procure aprender com seus erros, identificando onde errou e onde pode melhorar. E lembre-se sempre, por mais que seja nosso desejo, não conseguiremos agradar a todos.

AUTOR:

LUIS PIMENTA

Jornalista, Radialista, Escritor e Palestrante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *