Hastags – Aprenda a usar com sucesso no Instagram

O sucesso de um post no Instagram, além de uma boa imagem e uma boa legenda (texto), é também o bom uso das Hastags.

Mas, afinal, o que são Hastags?

Hastags são palavras precedidas por cerquilhas (#), também conhecidas como “jogo da velha”, e que se tornam palavras-chave sobre determinado assunto. Atualmente o Instagram permite que sejam colocadas até 30 em cada postagem. E agora com a possibilidade de poder seguir Hastags, ficou mais fácil aproximar assuntos e temas do público interessado. Ao clicar em uma Hashtag, você verá todo o conteúdo publicado com a mesma palavra-chave, inclusive o seu. É uma forma muito inteligente, bastante usada no Instagram, para encontrar o que se quer, funcionando como uma espécie de buscador dentro do próprio Insta.

Origem da Hastags

Embora hoje muito popular no Instagram, as Hastags surgiram no Twitter em 2007, ideia de Chris Messina. Em 2009 a rede começou a usar oficialmente e em 2010 deu início aos Trending Topics, que são os assuntos mais comentados, reunindo as 10 Hashtags mais utilizadas do momento. No Facebook seu uso não emplacou muito, o que não aconteceu com o Instagram, hoje um grande sucesso.

Dicas para dominar as Hastags

1 – Não use espaços. Uma Hastag é escrita tudo junto e em letra minúscula (Ex: #dicassobrehastags). Faça uma pesquisa e veja as variações. Se a palavra tiver acentuação, veja qual a forma mais popular (Ex: #motivação ou #motivacao).

2 – Utilize Hastags que estejam de acordo com aquilo que você está postando. (Ex: Se você vai fazer uma postagem sobre peças artesanais que fabrica, então poderá usar #artesanato #artesã #artesão #artesanatobrasileiro #bijouteria #bijou e etc.)

3 – Embora o Instagram estabeleça um limite de até 30 Hastags por post, não exagere, pois pode poluir a sua postagem.

4 – Evite usar sempre as mesmas Hastags, o Instagram pode entender como prática de spam. O ideal é criar grupos de Hastags conforme o objetivo de seu negócio e fazer um rodízio desses grupos.

5 – Hastags não são enfeites, use Hastags com propósito. Evite o uso de Hastags que não levam a lugar nenhum (Ex: #minhatortademaçaéumadelícia #meuboloémaravilhoso).

6 – Não use termos impróprios. Hoje as redes sociais e, principalmente o Instagram, possuem filtros rigorosos. Um termo mal usado pode levar seu perfil à sanções ou até mesmo exclusão da conta.

7 – Embora você possa usar o próprio Instagram para pesquisar as Hastags mais populares, existem sites e aplicativos que oferecem sugestões de Hastags por tema.

Pesquisando Hastags usando o próprio aplicativo do Instagram
Pesquisando Hastags usando o próprio aplicativo do Instagram

Vamos à prática?

Agora que falamos tudo sobre as Hastags, chegou a hora de exemplificar, já que muita gente ainda se atrapalha na hora de usar as HASTAGS de forma correta. Por essa razão criei este caso abaixo, usando como exemplo a seguinte situação:

CONFECÇÃO ESPECIALIZADA EM ROUPAS PARA BEBÊS
(procure adaptar ao seu caso)

NICHO: #vestuário #confecção #mãe #mamãe #grávidas #enxoval #gestantes

CONTEÚDO: #roupasparabebês
O ideal é que você procure as HASTAGS mais usadas e as mais populares sobre o tema

MARCA: #nomedacostureira ou #nomedaconfecção

LOCAL: #bairro #cidade #estado
Não esqueça disso, pois hoje o Instagram funciona como um guia de busca.

Então, foi útil para você? Tem algum amigo que gostaria de compartilhar esta informação? Veja nos ícones das redes sociais (topo da página), que você pode também compartilhar no WhatsApp.

Um grande abraço e sucesso prá você!

AUTOR:

LUIS PIMENTA
(Jornalista e Radialsita)