Saiba calcular (precificar) o preço de um Produto ou Serviço

Você sabe calcular o preço de seu produto ou serviço (precificar)?  Embora o tema seja amplo, vou resumir em dicas rápidas como solucionar essa dúvida  que é a de de muitos empreendedores.

Analise sua estrutura de custos para precificar corretamente

1ª FASE – Analise a estrutura de seus custos fixos (independentes da venda, tais como aluguel, luz, água e etc). Em seguida, relacione os custos da matéria prima (no caso de um produto). Caso a venda tenha intermediários, não esqueça de prever os percentuais de comissões que terá que pagar, por exemplo. Por fim, defina qual seu lucro desejado. Fazendo isso você já estará avançando na tarefa de precificar seu produto ou serviço!

O produto ficou “caro” ou “barato”?

2ª FASE – É hora de analisar como está o mercado, de modo especial, a sua concorrência direta. Quais os valores que estão sendo praticados?

Por fim, você deverá definir qual o seu público alvo. Se for vender para um público “premium”, poderá elevar o seu preço e apostar em uma maior excelência e diferenciação  da oferta. Caso o público a atingir seja de baixo poder aquisitivo, o preço poderá ser menor, porém o lucro virá na quantidade vendida. Dentro de seu próprio negócio você poderá, ainda, criar “marcas” diferentes de produtos e serviços, com preços diferenciados, para atingir públicos específicos.

E não se esqueça, muitas vezes é preferível começar com um preço um pouco maior e depois ir ajustando para baixo com descontos e promoções, do que começar com um preço muito baixo e, constatado o erro, aumentá-lo repentinamente, o que é mais difícil de ser assimilado pela clientela.

Então, gostou deste breve resumo de como precificar seu produto ou serviço? Então compartilhe este artigo com seus amigos!

Assista este tema em vídeo:

AUTOR:

LUIS PIMENTA

Jornalista, Radialista, Escritor e Palestrante

Siga nossas Redes Sociais:

YOUTUBE – http://youtube.com/blogdopimentarj

INSTAGRAM – http://instagram.com/pimenta.jornalista

FACEBOOK – http://facebook.com/pimenta.jornalista

TWITTER – http://twitter.com/blogdopimentarj

LINKEDIN – https://www.linkedin.com/in/luispimentarj/

Imagem/créditos: Asier_relampagoestudio – Freepik.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *